TRESC

Tribunal Regional Eleitoral de Santa Catarina
Início menu principal
  • T
  • FB
  • Y
  • Soundcloud
  • Instagram
Ir para caixa de pesquisa
Início conteúdo

TRE-SC homologa cancelamento de 2.574 títulos em Santo Amaro

26.10.2015 às 13:52

O Tribunal Regional Eleitoral de Santa Catarina, em sessão ordinária, homologou por unanimidade a revisão de eleitorado de Santo Amaro da Imperatriz. No total, 2.574 eleitores do município não compareceram ao chamado da Justiça Eleitoral para o cadastro biométrico e terão seus títulos eleitorais cancelados.

Além do cancelamento do título, os eleitores que não responderam ao chamado da Justiça Eleitoral em Santo Amaro da Imperatriz não poderão inscrever-se em concursos públicos ou tirar passaporte e terão o CPF suspenso. Para regularizar a situação, os eleitores devem procurar o Cartório Eleitoral da cidade.

O presidente do TRE-SC, desembargador Sérgio Baasch Luz, destacou que este é um momento oportuno para a homologação deste resultado. “Estamos realizando a biometria obrigatória em mais seis municípios catarinenses e, em algumas regiões, temos certa dificuldade com o comparecimento do eleitorado. Porém, isto não acontece por falta de alerta, pois a informação tem sido divulgada amplamente. Apesar de que, de maneira geral, a biometria está acontecendo muito bem no Estado”.

O prazo para o cadastramento biométrico em Santo Amaro da Imperatriz finalizou em 2 de agosto. A Biometria foi um procedimento obrigatório para todos os eleitores do município, assim como está ocorrendo em seis cidades catarinenses: Florianópolis, Joinville, Blumenau, Biguaçu, Palhoça e São José.

A meta do Tribunal Regional Eleitoral de Santa Catarina é que 80% dos eleitores dessas seis cidades se cadastrem até o final do ano. É importante ressaltar que os eleitores de Biguaçu tem até o próximo dia 29 de novembro para fazerem sua biometria, caso contrário, terão seus títulos cancelados.

Os eleitores desses seis municípios que ainda não fizeram o procedimento devem procurar o posto de atendimento biométrico de sua cidade o quanto antes (veja aqui os endereços). Para o cadastro biométrico é necessário os seguintes documentos: documento oficial de identificação com foto, comprovante de residência (emitido nos últimos três meses) e título de eleitor (se existente). Para o primeiro alistamento, os homens maiores de 18 anos devem apresentar quitação militar.

Biometria em Santo Amaro da Imperatriz

Dos 17.355 eleitores de Santo Amaro da Imperatriz, 14.716 fizeram sua biometria, o que representa 84,79% do eleitorado. O cadastramento biométrico foi implantado em 8 de outubro de 2013. Porém, foi no dia 4 de maio deste ano que o procedimento se tornou obrigatório.

O cadastramento biométrico é o processo de atualização dos dados constantes do cadastro eleitoral, com o objetivo de implantar a identificação de cada eleitor através de impressão digital e fotografia. A Justiça Eleitoral adotou a biometria para garantir ainda mais segurança ao processo eleitoral.

Por Stefany Alves
Assessoria de Imprensa do TRE-SC