TRESC

Tribunal Regional Eleitoral de Santa Catarina
Início menu principal
  • T
  • FB
  • Y
  • Soundcloud
  • Instagram
Ir para caixa de pesquisa
Início conteúdo

TRE promove melhorias no atendimento do cadastro biométrico

21.07.2015 às 14:26

Com o objetivo de ampliar o atendimento no cadastramento biométrico, e melhor atender a demanda dos eleitores, o Tribunal Regional Eleitoral de Santa Catarina (TRE-SC) vem, gradativamente, reforçando a estrutura de trabalho. A partir da próxima segunda-feira (27) os eleitores de Florianópolis (no posto da Bulcão Viana), Joinville e Blumenau, passam a contar com atendimento também pelas manhãs, a partir das 9h. Essa ampliação foi possível em razão de um termo de cooperação firmado entre a presidência do TRE-SC e o Exército Brasileiro no início desse mês.

Já para os próximos meses é prevista a ampliação do horário de atendimento nos postos do Norte da Ilha e da Av. Rio Branco, em Florianópolis, e ainda nos postos de São José, Palhoça e Biguaçu. Além disso, o TRE-SC instalará outros cinco postos de atendimento: dois em Florianópolis (Estreito e Sul da Ilha), além de Joinville, Blumenau e São José (Barreiros). Será ampliada também a central de atendimento telefônico, para prestar esclarecimentos e informações sobre a biometria.

O cadastramento biométrico em Santa Catarina segue um programa nacional, que estabelece metas e prevê o repasse gradual de recursos financeiros e tecnológicos. Além disso o TRE-SC tem buscado parcerias com outras entidades públicas e privadas, tais como o Governo do Estado, a ALESC, prefeituras e universidades catarinenses, dada a necessidade de recursos humanos e de locais para instalação de postos. Oriundas do novo aporte de recursos obtido recentemente, tais medidas estarão à disposição dos eleitores com a maior brevidade possível.

De um total de 1.271.679 eleitores, nos municípios em que é obrigatória a biometria (Florianópolis, Joinville, Palhoça, São José, Blumenau, Biguaçu e Santo Amaro da Imperatriz), apenas 251.242 já compareceram aos postos e se cadastraram biometricamente, o que corresponde a 19,75% do total de eleitores que ainda devem passar pela biometria.

O que se deve levar para fazer o cadastro?

Os eleitores que ainda não se cadastraram devem se dirigir a um posto de atendimento da sua cidade portando: documento oficial de identificação com foto, comprovante de residência (emitido nos últimos três meses) e título de eleitor (se existente).

Para o primeiro alistamento, os homens maiores de 18 anos devem apresentar quitação militar. Já para os maiores de 70 anos de idade, a biometria só é necessária se o idoso quiser continuar a exercer o direito do voto.

O eleitor que não atender ao chamado da Justiça Eleitoral terá seu título cancelado e, entre outras sanções, fica impedido de votar, inscrever-se em concurso público e tirar passaporte.

Saiba aonde ir

Florianópolis  
No
 Centro: Rua Bulcão Viana, 198 (ao lado do Instituto Estadual de Educação - acesso pela lateral, pela Av. Eng. Newton Valente da Costa)
Avenida Rio Branco, 797 (CAE – Central de Atendimento ao Eleitor, próximo a Batalhão da Polícia Militar)
No Norte: Posto Norte da Ilha, na Rod. SC 401, n.17.500 (ao lado do TICAN e da UPA)


Joinville
Rua Otto Boehm, n. 71 (próximo ao hotel Tannenhof)


Blumenau
Rua João Pessoa, n. 161, Edifício Aloísio Melati, salas 101 a 108 (próximo à loja Milium da Rua 7 de Setembro)


Palhoça
Bairro Centro: Rua Tenente Francisco Lehmkhul, n. 117 (em frente à Geração Automóveis)

Bairro Pagani: Rua Najla Carone Goedert, 951 (próximo ao Fórum de Palhoça)


São José
Av. Beira Mar, esquina com a Rua Luis Fagundes, Praia Cumprida (próximo à Prefeitura)


Santo Amaro da Imperatriz
Rua Pedro Mansur Elias, 25, sala 101 (ao lado da Agência de Correios)


Biguaçu
Rua Hermógenes Prazeres, 277 (Rua da Delegacia de Polícia Civil)

 

Por Sylvia Weidemann
Assessoria de Imprensa do TRE-SC