TRESC

Tribunal Regional Eleitoral de Santa Catarina
Início menu principal
  • T
  • FB
  • Y
  • Soundcloud
  • Instagram
Ir para caixa de pesquisa
Início conteúdo

Palestras de cidadania promovidas pela EJESC terminaram na terça (21)

10.07.2015 às 13:14

Nesta terça-feira (21), aconteceu a última palestra sobre cidadania preparada pela Escola Judiciária Eleitoral de Santa Catarina (EJESC) para o treinamento dos soldados do Exército Brasileiro que ajudarão na biometria em Joinville, Blumenau e Florianópolis. No total, aproximadamente 300 militares foram divididos em sete turmas: duas em Blumenau, duas em Joinville e três em Florianópolis.

Em Florianópolis, as palestras foram ministradas pelo assessor de juiz do TRE-SC Hugo Frederico Vieira Neves. Já em Blumenau o palestrante foi o servidor integrante da EJESC Ayrton Belarmino de Mendonça Moraes Teixeira. Por fim, em Joinville, a chefe de cartório da 105ª zona eleitoral, Juliana Teixeira Warmling foi responsável por abordar o assunto.

As palestras fazem parte do Termo de Cooperação celebrado entre TRE-SC e o Exército Brasileiro e abordaram a temática cidadania, relacionando-a com a importância do cadastramento biométrico. Além disso, o conteúdo trouxe esclarecimentos para os soldados, que estão com os direitos políticos temporariamente suspensos devido ao exercício militar, mas que posteriormente terão que regularizar suas situações na Justiça Eleitoral.

Ayrton, integrante da EJESC, destacou que temas como a importância do exercício dos direitos políticos ativos (de votar) e passivos (de ser candidato) também foi debatida. “A palestra teve viés motivacional, já que os soldados estarão exercendo o papel de ‘guardiões do cadastro eleitoral’ e abordou também a importância do cidadão se interessar por política, já que quem não se interessar pelo assunto será, consequentemente, governado por aqueles que se interessarem.”

Na segunda-feira (27), os postos de atendimento biométrico de Blumenau e Joinville, assim como o posto da Rua Bulcão Vianan n. 198, em Florianópolis, começarão a funcionar também no período matutino com o apoio dos soldados do exército.

Por Stefany Alves
Assessoria de Imprensa do TRE-SC