TRESC

Tribunal Regional Eleitoral de Santa Catarina
Início menu principal
  • T
  • FB
  • Y
  • Soundcloud
  • Instagram
Ir para caixa de pesquisa
Início conteúdo

Militares são treinados para biometria na Capital e em Joinville

08.07.2015 às 16:48

Teve início nesta segunda-feira (6), em Florianópolis e Joinville, o treinamento dos militares que atuarão no atendimento biométrico de eleitores. Logo no começo da manhã, nos dois municípios, 108 soldados acompanharam palestra que abordou aspectos sobre cidadania e forneceu noções básicas da Justiça Eleitoral, seguida de um treinamento teórico específico para o atendimento biométrico. Durante a tarde, os integrantes do Exército Brasileiro observaram, na prática, os procedimentos realizados no cadastramento com biometria: revisão de dados, coleta de digitais e foto e entrega dos títulos.

Siga nossa página no Sound Cloud e confira o boletim eleitoral

O secretário de Administração e Orçamento do TRE-SC, Eduardo Cardoso, presente no treinamento em Joinville, destacou a relevância da participação do Batalhão de Infantaria Motorizada catarinense no projeto. “Carecemos de recursos humanos. É uma operação muito grande. Temos o desafio de cadastrar dois milhões de eleitores. Essa força de trabalho vai ser de fundamental importância para, inclusive, a possibilidade de ampliação do horário de atendimento. No final do mês já conseguiremos atender a partir das nove horas da manhã”, afirmou.

O aspirante Luiz Felipe Cordeiro de Meira, do 62º Batalhão de Infantaria de Joinville, demonstrou otimismo com o treinamento. “Esperamos, com todo o aprendizado da semana, adquirir conhecimento, para que muito em breve já possamos atender a população joinvillense no cadastramento biométrico”, disse.

Os treinamentos se estendem por três semanas. Ao todo, mais de 300 soldados serão habilitados. Na próxima segunda-feira (13), é a vez de Blumenau iniciar a capacitação dos militares da região. Até o final de julho, por conta da parceria com o Exército, os postos de atendimento passarão a funcionar pela manhã nas cidades de Florianópolis, Joinville e Blumenau.

Por Jairo Grisa
Assessoria de Imprensa do TRE-SC