TRESC

Tribunal Regional Eleitoral de Santa Catarina
Início menu principal
  • T
  • FB
  • Y
  • Soundcloud
  • Instagram
Ir para caixa de pesquisa
Início conteúdo

Exército disponibiliza soldados para apoiar o cadastramento biométrico

02.07.2015 às 19:29

Nesta quinta-feira (2), foi assinado o Termo de Cooperação entre a Justiça Eleitoral catarinense e o Exército Brasileiro, visando a colaboração de soldados da 14ª Brigada de Infantaria Motorizada no processo de cadastramento biométrico obrigatório nos municípios de Florianópolis, Joinville e Blumenau. A cerimônia teve início às 15h e aconteceu no 9° andar da Sede do Tribunal Regional Eleitoral de Santa Catarina.

Siga nossa página no
Sound Cloud e confira o boletim eleitoral

Na cerimônia, o TRE-SC foi representado pelo presidente em exercício, desembargador Vanderlei Romer, e a 14ª Brigada de Infantaria Motorizada, pelo general Richard Fernandez Nunes. Fez parte da composição da mesa também o diretor-geral do TRE-SC, Sérgio Manoel Martins.

“Apesar dos índices de comparecimento do eleitorado, no geral, estarem atingindo a expectativa do Tribunal, há uma demanda popular a ser observada, em especial no que diz respeito ao horário de atendimento e abertura de postos em locais mais distantes do centro das cidades. Essa contribuição será fundamental para que consigamos atingir plenamente os nossos objetivos”, destacou o presidente Romer.

O general Fernandez Nunes destacou a importância da participação do Exército, que já contribuiu com a segurança das Eleições em 2014. “Esta é uma iniciativa muito importante para fortalecer o processo eleitoral em nosso país. É uma honra trabalhar com o TRE-SC e temos a plena convicção que nosso auxílio realmente contribuirá para o processo de cadastramento biométrico.”

Os soldados atuarão no cadastramento biométrico em Florianópolis, Blumenau e Joinville. No total, 300 soldados serão divididos em turmas para o treinamento, que terá duração de três semanas, e começará simultaneamente nas cidades já na segunda-feira (6). Com a assinatura do convênio, há previsão de que, até final do mês de julho, os postos de atendimento biométricos comecem a abrir também no período matutino.

Estiveram presentes na cerimônia o Procurador-Geral de Florianópolis, Alessandro Abreu; o Procurador-Geral de Blumenau, Rodrigo Jansen; o juiz do TRE-SC, Hélio David Vieira Figueira dos Santos; os juízes eleitorais Giuliano Ziembowicz, Viviane Isabel Daniel Speck de Souza e Marcos D’Ávila Scherer; o Coronel Pedro Oswaldo Carolo; o Tenente Coronel Wagner Alves de Oliveira; e a Presidente do Núcleo Jurídico da Associação Comercial e Industrial de Joinville, Helen Karina Azevedo.

Por Stefany Alves
Assessoria de Imprensa do TRE-SC