TRESC

Tribunal Regional Eleitoral de Santa Catarina
Início menu principal
  • T
  • FB
  • Y
  • Soundcloud
  • Instagram
Ir para caixa de pesquisa
Início conteúdo

Eleitores de Santo Amaro têm até 2 de agosto para fazerem a biometria

17.07.2015 às 15:24

Dos 17.112 eleitores de Santo Amaro da Imperatriz, 12.213 já se cadastraram biometricamente, o que representa 71,37% do eleitorado. Os outros 28,63% que ainda não realizaram o procedimento, têm até o dia 2 de agosto para comparecerem ao cartório eleitoral.

Siga nossa página no Sound Cloud e confira o boletim eleitoral.

Por isso, nos últimos dois dias da biometria em Santo Amaro, 1 e 2 de agosto, o juiz da 67ª Zona Eleitoral, Rafael Brüning, determinou a realização de plantão, das 9h às 15h, com o intuito de abranger aqueles eleitores que não podem comparecer durante a semana.

O chefe de cartório da 67ª Zona Eleitoral, Carlos Eduardo Justen, alertou sobre o grande movimento no prazo final do cadastro. “A tendência é de que haja um movimento elevado de eleitores no prazo final. Então, para aqueles eleitores que podem se antecipar, que venham durante a semana, pois o movimento é um pouco menor e podemos atender de uma forma mais adequada.”

Para fazerem o cadastramento, os eleitores devem levar documento oficial de identificação com foto, comprovante de residência (emitido nos últimos três meses) e título de eleitor (se existente). Caso seja o primeiro alistamento, os homens maiores de 18 anos devem apresentar quitação militar. Já para os maiores de 70 anos de idade, a biometria só é necessária se o idoso quiser continuar a exercer o direito do voto.

Aqueles que não comparecerem terão seus títulos cancelados, e, entre outras sanções, não poderão inscrever-se em concursos públicos e tirar passaporte.

Sobre a biometria

O cadastramento biométrico é o processo de atualização dos dados constantes do cadastro eleitoral, com o objetivo de implantar a identificação de cada eleitor através de impressão digital e fotografia. A Justiça Eleitoral adotou a biometria para garantir ainda mais segurança ao processo eleitoral.

Em Santo Amaro da Imperatriz, os eleitores passaram a realizar o cadastro biométrico a partir de 8 de outubro de 2013. Este ano, a partir de 4 de maio, o procedimento se tornou obrigatório.

SERVIÇO

O quê: cadastramento biométrico obrigatório em Santo Amaro da Imperatriz.

Onde e Quando: no cartório do município (Rua Pedro Mansur Elias, 25 – sala 01, ao lado da agência dos Correios), das 12 às 19h, até 2 de agosto.

Quem: eleitores de Santo Amaro da Imperatriz, que ainda não se cadastraram biometricamente.

Por Samantha Jaques / Stefany Alves / Sylvia Weidemann

Assessoria de Imprensa do TRE-SC