TRESC

Tribunal Regional Eleitoral de Santa Catarina
Início menu principal
  • T
  • FB
  • Y
  • Soundcloud
  • Instagram
Ir para caixa de pesquisa
Início conteúdo

TRE-SC inaugura mais três postos de atendimento biométrico no Estado

01.06.2015 às 18:46

Nesta segunda-feira (1°), o Tribunal Regional Eleitoral de Santa Catarina inaugurou mais três postos de atendimento biométrico nas cidades de Florianópolis, Joinville e Blumenau. Além disso, foi oficializada a obrigatoriedade do cadastramento em Blumenau. A biometria é prioridade da atual Administração do TRE-SC e as ações visam cumprir a meta do Tribunal Superior Eleitoral, que é cadastrar 2,2 milhões de eleitores no Estado até as Eleições de 2016.

Siga nossa página no Sound Cloud e confira o boletim eleitoral

Blumenau possui um eleitorado de 235.579 pessoas e agora faz parte do grupo de cidades de Santa Catarina em que o cadastramento já é obrigatório: Florianópolis, Joinville, Palhoça, Santo Amaro da Imperatriz, São José e Biguaçu. O novo posto de atendimento biométrico funcionará na Rua João Pessoa, n. 161, próximo à loja Milium da Rua 7 de Setembro.

Joinville possui o maior eleitorado do Estado. No total são 383.977 pessoas, porém, apenas 9.281 já se cadastraram, o que representa 2,42% dos eleitores da cidade. Visando aumentar este número foi inaugurado o novo posto de atendimento na cidade, na Rua Otto Boehm, n. 71, Centro (próximo ao Hotel Tannenhof). O posto terá capacidade de cadastrar 1.740 pessoas por dia.

Em Florianópolis, dos 330.235 eleitores, 51.301 já realizaram seu cadastramento biométrico, o que representa 15,52% do eleitorado da Capital. O novo posto de atendimento fica no Centro, na Rua Bulcão Viana, n.198 (próximo ao Instituto Estadual de Educação). Além do novo posto, a Capital Catarinense já conta com um posto de atendimento no Norte da Ilha, na Rod. SC 401, n.17.500 (ao lado do TICAN), e outro na Av. Rio Branco, n.797 (próximo ao Batalhão da Polícia Militar). Somando os três postos, a Capital terá capacidade de atender aproximadamente duas mil pessoas por dia.

O juiz eleitoral da 12ª Zona Eleitoral, Giuliano Ziembowicz, destacou que o agendamento online permite mais agilidade ao processo de cadastramento biométrico, evitando que o eleitor pegue filas para ser atendido. O agendamento deve ser feito no site do TRE-SC. Os municípios de Florianópolis, Blumenau, Joinville, Palhoça e São José dispõem da ferramenta.

“Esperamos que a população procure a Justiça Eleitoral para realizar o cadastramento o quanto antes, não aguarde a proximidade do final dos prazos, até mesmo porque são mais de 300 mil eleitores só na Capital, o que pode gerar a formação de grandes filas”, destacou o magistrado.

O que precisa levar para fazer o cadastro?

Os eleitores que ainda não se cadastraram devem se dirigir a um posto de atendimento da sua cidade portando: documento oficial de identificação com foto, comprovante de residência (emitido nos últimos três meses) e título de eleitor (se existente).

Para o primeiro alistamento, os homens maiores de 18 anos devem apresentar quitação militar. Já para os maiores de 70 anos de idade, a biometria só é necessária se o idoso quiser continuar a exercer o direito do voto.

O eleitor que não atender ao chamado da Justiça Eleitoral terá seu título cancelado e, entre outras sanções, fica impedido de votar, inscrever-se em concurso público e tirar passaporte.

Por Stefany Alves
Assessoria de Imprensa do TRE-SC