TRESC

Tribunal Regional Eleitoral de Santa Catarina
Início menu principal
  • T
  • FB
  • Y
  • Soundcloud
  • Instagram
Ir para caixa de pesquisa
Início conteúdo

TRE-SC visita Criciúma e Tubarão e segue com expansão da biometria

09.04.2015 às 13:19

Em visita às prefeituras de Tubarão e Criciúma na quarta-feira (8), comitiva do TRE-SC, liderada pelo diretor-geral Sérgio Manoel Martins, solicitou apoio aos chefes do executivo dessas cidades, além de Laguna e Imbituba, para a implantação do cadastramento biométrico de eleitores.

Na reunião ocorrida pela manhã, no Paço Municipal de Tubarão, o diretor-geral do TRE-SC explicou que, diferentemente da Capital, das cidades da Grande Florianópolis, de Joinville e de Blumenau, onde o cadastramento biométrico dos eleitores é obrigatório, o projeto da Justiça Eleitoral é iniciar o atendimento ordinário no Sul do Estado. “Isso significa que, a princípio, não precisaremos fazer com que todos os eleitores compareçam aos cartórios, mas, se parte do eleitorado atender ao nosso chamado, será uma grande contribuição para atingirmos a meta de 2 milhões e 400 mil eleitores estabelecida pelo Tribunal Superior Eleitoral para as eleições de 2016”, afirmou.  

O prefeito de Tubarão, João Olavio Falchetti, de Imbituba, Jaison Cardoso de Souza, e o procurador do município de Laguna, Leandro Schiefler Bento, representando o prefeito Everaldo dos Santos, mostraram-se bastante receptivos à proposta da Justiça Eleitoral. “Vamos estudar as nossas possibilidades orçamentárias para verificar de que forma podemos contribuir com o TRE catarinense nesta missão”, garantiu Falchetti. Tubarão conta, hoje, com 75.445 eleitores. Em Imbituba, são 33.467 e, em Laguna, 33.340.

À tarde, na sede da prefeitura de Criciúma, o TRE-SC também solicitou apoio logístico para a realização do cadastramento biométrico na cidade. Márcio Búrigo, chefe do executivo municipal, colocou-se à disposição para estabelecer parceira com a Justiça Eleitoral, com o objetivo de fornecer parte de pessoal e infraestrutura necessários ao início do cadastramento. “Ficamos bastante lisonjeados com a escolha do nosso município para participar dessa tarefa nacional”, disse. Atualmente, Criciúma tem 142.485 eleitores.

Juízes e chefes de cartório das sete Zonas Eleitorais responsáveis pelos municípios de Tubarão, Imbituba, Laguna e Criciúma também acompanharam os encontros.

Por Jairo Grisa

Assessoria de Imprensa do TRE-SC