TRESC

Tribunal Regional Eleitoral de Santa Catarina
Início menu principal
  • T
  • FB
  • Y
  • Soundcloud
  • Instagram
Ir para caixa de pesquisa
Início conteúdo

Santo Amaro da Imperatriz atingiu 50% de seu eleitorado com biometria

30.04.2015 às 15:42

Dos 16.488 eleitores de Santo Amaro da Imperatriz, 8.377 já realizaram o seu cadastro biométrico (50,81%). Com picos de atendimento que chegam a 280 eleitores/dia, o cartório da cidade apresenta o melhor índice de comparecimento entre os municípios com cadastramento obrigatório - Florianópolis, Joinville, São José, Palhoça e Biguaçu.

Segundo o chefe de cartório da 67ª Zona Eleitoral, Carlos Justen, o sucesso da empreitada da Justiça Eleitoral na cidade deve-se, em parte, à divulgação adotada que, inclusive, se vale de estratégias não tradicionais. “Temos até a colaboração de atendentes de banco, aqueles que dão apoio às pessoas nos caixas eletrônicos. Eles repassam informações sobre o cadastramento biométrico e convidam os clientes a comparecerem ao cartório”.

Além disso, Justen lembra o apoio que o cadastramento biométrico vem recebendo de instituições religiosas e de ensino, secretarias municipais, associações comerciais, sindicatos e grupos organizados da sociedade. “Grupos da 3ª idade são grandes disseminadores da obrigatoriedade do eleitor realizar o cadastro”, disse.

Para atingir a meta de cadastrar todos os eleitores até 2 de agosto, o cartório de Santo Amaro da Imperatriz conta com 10 guichês de atendimento. O procedimento, que prevê a revisão dos dados, além da coleta de digital e foto, é bastante rápido. São necessários apenas 10 minutos.

Os eleitores que ainda não compareceram devem levar os seguintes documentos: documento oficial de identificação com foto, comprovante de residência (emitido nos últimos três meses) e título de eleitor (se existente). Para o primeiro alistamento, os homens maiores de 18 anos devem apresentar quitação militar.

O eleitor que não atender ao chamado da Justiça Eleitoral até o prazo final terá seu título cancelado e, entre outras sanções, fica impedido de votar, inscrever-se em concurso público e tirar passaporte.

SERVIÇO

O que: cadastramento biométrico obrigatório em Santo Amaro da ImperatrizOnde e Quando: no cartório do município (Rua Pedro Mansur Elias, 25 – sala 01, ao lado da agência dos Correios), das 12 às 19h, até 2 de agosto.

Quem: eleitores que ainda não se cadastraram biometricamente

O Que Levar: documento oficial de identificação com foto, comprovante de residência (emitido nos últimos três meses) e título de eleitor (se existente)

Confira outras informações no vídeo acima.

Confira o boletim eleitoral e siga nossa página no Sound Cloud

Por Jairo Grisa

Assessoria de Imprensa do TRE-SC