TRESC

Tribunal Regional Eleitoral de Santa Catarina
Início menu principal
  • T
  • FB
  • Y
  • Soundcloud
  • Flickr
  • Instagram
Ir para caixa de pesquisa
Início conteúdo

FAKE: Vídeo mostra show de horrores na perícia realizada nas urnas que foram apreendidas.

27.10.2018 às 17:07

FATO: O vídeo mostra um erro no teclado da urna na etapa de testes (autoteste) durante uma auditoria no TRE-SP, após o 1º turno das eleições.

As urnas são testadas em vários momentos, inclusive na própria audiência de configuração (inseminação ou carga dos dados oficiais), sendo uma fase prévia ao recebimento dos dados.

No autoteste há uma etapa em que a própria urna testa seus componentes internos e outra em que um operador REALIZA outros testes como o do visor, impressora, funcionamento da energia/bateria, teclado, entre outros.

No teste do teclado deve-se apertar as teclas sequencialmente, conforme solicitado pelo programa de testes, a fim de verificar o bom funcionamento deste hardware.

Os botões são individuais (funcionando por pressão) e há uma placa eletrônica com os contatos correspondentes a cada tecla.

No caso em tela, o programa acusou um erro de repetição da tecla (ou "tecla duplicada") mesmo o operador apertando uma tecla de cada vez, o que pode ser visto quando a filmagem é aproximada (1'46").

O que se deduz é que por ALGUM problema específico NESSA urna (possivelmente na placa eletrônica, e, portanto, um problema individual) quando SE apertava uma tecla, às vezes, o número correspondente se repetia na casa posterior provocando o erro, uma vez que o programa espera uma ordem sequencial para verificar se todas as teclas estão funcionando e validar o teste.

Portanto, trata-se de uma falha no teclado da urna: quando se apertou o número 1, às vezes ele respondeu com 1 (e colocou outro 1 na casa 2), quando se apertou o 2, às vezes ele respondeu com 2 e (colocou outro 2 na casa 3), e assim por diante.

Reprisa-se, uma falha individual e MUITO PROVAVELMENTE DOS contatos.

“Às vezes" porque em algumas tentativas o teste foi feito completamente e o técnico da Justiça Eleitoral apertou a tecla Corrige para repetir o teste e ver se apresentava defeito novamente, o que veio a acontecer. O tal erro intermitente citado. (1'55" a 2'40" aproximadamente).

NADA tem a ver COM fraude (destaca-se que a urna tem muitos mecanismos de segurança para impedir fraudes). Não é o caso de complementação de voto como foi falsamente divulgado na Internet, mediante um vídeo editado.

Nesse caso, por uma falha no teclado, a urna repetiu o número (não o completou com 13, 15, 17, 45 ou qualquer outro).

Se essa urna já havia apresentado esse erro em algum dos testes anteriores, o técnico de urna do cartório errou em usá-la na eleição. Deveria ter mandado para a manutenção corretiva para trocar o teclado.

Importante: Pelo PERCEBIDO a urna apresentou esse comportamento no dia da eleição, ou seja, o eleitor apertou um número e ele se repetiu. Essa informação foi repassada aos mesários com certeza e o presidente da mesa acionou o suporte técnico para substituição da urna, garantindo a continuidade da votação sem problemas. Pode-se compreender claramente isso no final vídeo (aos 5'), quando SE confirma que ela foi substituída (na seção eleitoral).

Quanto ao questionamento "o que aconteceu com os votos? foi gravado o que o eleitor queria? etc.." (5'20" aproximadamente), os votos foram gravados conforme se apresentaram na tela no momento que o eleitor apertou o BOTÃO confirma em cada cargo.

Se o número duplicou e não era o que o eleitor esperava, provavelmente o eleitor corrigiu e tentou novamente e corrigiu até o número aparecer corretamente. Ao apertar CONFIRMA o voto que aparece na tela é computado.

Claro que a urna não pode funcionar com esse defeito e por isso foi trocada, como visto. A auditoria foi feita para confirmar que as reclamações dos eleitores daquela seção FORAM DECORRÊNCIA de um problema pontual e não de fraude.

A urna é um computador e, no universo de mais de 454 mil utilizadas na eleição, algumas apresentam problemas, apesar dos testes. Por isso existem as de urnas reservas, para substituir as defeituosas.

O Registro Digital do Voto e o LOG da urna foram preservados e podem ser analisados para verificar o que estou explicando, conforme dito no vídeo e também solicitado pelo Sr. Brunazo (5'35'' a 6'25", aproximadamente).

Últimas notícias