Inicial |  Cronologia |  Comemoração |  Galeria de Ex-Presidentes 

TRESC: 60 anos de zelo e isenção

Des. Gaspar Rubik - Presidente do TRE No momento histórico em que inúmeras instituições, nacionais e internacionais, rendem suas justas homenagens à Justiça Eleitoral brasileira, em comemoração aos 60 anos da sua instalação, cabe-me, na condição de Presidente desta respeitável Casa, que também aniversaria em 7 de junho, o honroso mister de dirigir breves palavras à sociedade catarinense, para externar os agradecimentos deste Tribunal.

Com efeito, a Justiça Eleitoral brasileira e catarinense não tem medido esforços para aperfeiçoar o processo eleitoral, seja na busca de um mecanismo que garanta segurança e confiabilidade na captação do voto como o é a urna eletrônica, a eliminar a possibilidade de fraude na votação, na apuração e na totalização; seja pelas suas decisões céleres e eficazes, sempre comprometidas com a juridicidade, a lisura, a isenção e a transparência.

Inúmeros foram os desafios enfrentados até atingirmos o patamar hoje ocupado. A tarefa não tem sido fácil, mas foi indiscutivelmente amenizada pela competência e operosidade de todos os Juízes que têm integrado este Tribunal, dos Juízes Eleitorais de todo o Estado, dos representantes da Procuradoria Regional Eleitoral, sem esquecer dos Promotores das respectivas Zonas Eleitorais.

Tem sido fundamental para o engrandecimento desta Justiça Especializada, que é considerada um exemplo de instituição pública, a inegável qualificação técnica e profissional dos valorosos, competentíssimos e incansáveis servidores desta Corte, que dão o melhor de si em prol de um objetivo comum, como por igual a zelosa contribuição dos Escrivães Eleitorais, dos Chefes de Cartório e de outros tantos servidores, desde o mais humilde até o mais graduado, muitos dos quais dedicaram anos de sua vida, trabalhando diuturnamente, para realizar as eleições com eficiência e segurança.

Não se olvide daqueles cidadãos catarinenses que sempre atenderam ao chamado desta Corte para o exercício do múnus de Mesário, Escrutinador, integrante de Junta Eleitoral, assim como os demais colaboradores diretos e indiretos em atividades de apoio, que compõem um legítimo exército, sem o qual não seria possível o sucesso operacional do pleito.

Foi essencial, nessa caminhada, a colaboração eficiente das mais diversas entidades públicas e privadas, que sempre deram sua parcela de contribuição. A valiosa parceria da imprensa escrita, falada e televisionada, sempre presente na tarefa de bem informar e de despertar a cidadania pelo exercício do voto livre e consciente, da mesma forma, foi fator de destaque.

O comportamento ético dos dirigentes partidários, dos candidatos e dos seus patronos demonstra a maturidade política do povo catarinense, o que também é digno de registro.

Assim, a todos os acima mencionados e àqueles eventualmente não referidos mas não esquecidos, a quem antecipo minhas escusas, transmito, em nome da Justiça Eleitoral catarinense, os mais calorosos e sinceros agradecimentos pela contribuição decisiva para a conquista do prestígio e da credibilidade alcançados.

Muito foi feito, mas muito há ainda por fazer. Rogo a Deus que a todos nos ilumine para que sigamos firmes e coesos na busca permanente do aperfeiçoamento da Justiça Eleitoral e da democracia em nosso País. Parabéns, Justiça Eleitoral!

Des. GASPAR RUBIK, Presidente.



Webmaster TRESC
Secretaria de Informática e Eleições
Coordenadoria do Gabinete da Presidência
Tribunal Regional Eleitoral de Santa Catarina
Site TRESCSite TRESC