• T
  • FB
  • Y
  • RSS
  • Google Plus
Ir para caixa de pesquisa
 
Início conteúdo

Centro de Memória Des. Adão Bernardes

O Museu da Justiça Eleitoral Catarinense foi criado por meio da Portaria P n. 74/1999, durante a gestão do Des. Wilson Eder Graf.

Na ocasião, foi designado um Grupo de Trabalho formado por servidores do TRESC, a fim de proceder ao levantamento de documentos e objetos que seriam incorporados ao acervo, encarregando-se da sua seleção, organização, restauração e posterior divulgação.

Em 2.3.2000, o TRESC expediu a Resolução  n. 7.147/2000, a qual, entre outras providências, designou o Museu como Centro de Memória Desembargador Adão Bernardes.

Dentre as finalidades do Centro de Memória – "especializado em bens culturais de valor histórico" –, destacam-se a classificação, a pesquisa, a preservação e a exposição de elementos expressivos para a Justiça Eleitoral, tornando-se um espaço cultural aberto ao público em geral.

Por meio desse valioso acervo, é possível acompanhar a evolução dos títulos eleitorais (o título mais antigo é de 1890, anterior à criação do TRESC), das urnas – desde a de madeira até a urna eletrônica –, das cédulas eleitorais, dos sistemas de apuração e de alistamento, além de móveis e objetos que representam diversas épocas da Justiça Eleitoral catarinense.

 

Pesquise em nosso conteúdo:

Entre em contato

Redes Sociais

Rua Esteves Júnior 68, 88015-130, Centro, Florianópolis, SC Fone [48] 3251.3700