• T
  • FB
  • Y
  • Soundcloud
  • Google Plus
  • RSS
Ir para caixa de pesquisa
 
Início conteúdo

Faltosos terão títulos cancelados, caso não regularizem

12.03.2015 às 14:50

A Justiça Eleitoral segue regularizando a situação daqueles eleitores que, em 2014, completaram três faltas consecutivas às eleições. As listas dos eleitores que se encontram nessa situação estão disponíveis nos cartórios, e aqueles que não comparecerem poderão ter seus títulos cancelados.

Essas medidas não atingem os eleitores que não estão obrigados ao voto, como os maiores de 70 anos, os menores de 18 anos e os analfabetos. Nesses casos, o título não será cancelado.

As orientações ao eleitor catarinense estão no site do TRE-SC. A Justiça Eleitoral lembra que, para o cancelamento dos títulos, cada turno é considerado uma eleição. Caso o eleitor não tenha votado, nem justificado, nos dois turnos de 2014 e no último turno de 2012, já é considerado faltoso. Em Santa Catarina, 55.264 eleitores encontram-se nessa situação.

Para evitar o cancelamento

Para evitar o cancelamento do seu título, os faltosos devem comparecer ao cartório até quatro de maio, onde serão orientados sobre como regularizar sua situação. Os documentos a serem apresentados são, pelo menos, identidade oficial com foto (por exemplo: RG, CNH, CTPS) e comprovante de domicílio.

O interessado também poderá solicitar que um parente ou terceiro (que possua cópia do documento do eleitor) compareça ao cartório eleitoral mais próximo em seu nome e quite as multas pendentes, ou requeira justificativa de ausência às eleições, se for o caso.

Qual a consequência de ter o título cancelado?

Os eleitores que faltaram consecutivamente às três últimas eleições, e não regularizarem sua situação até quatro de maio, permanecerão sem quitação eleitoral e terão seus títulos cancelados.

O eleitor com o título cancelado não pode votar. Além disso, o eleitor sem quitação eleitoral fica impedido de:

- inscrever-se em concurso ou prova para cargo ou função pública, investir-se ou empossar-se neles;

- receber vencimentos, remuneração, salário ou proventos de função ou emprego público, autárquico ou paraestatal, bem como fundações governamentais, empresas, institutos e sociedades de qualquer natureza, mantidas ou subvencionadas pelo governo ou que exerçam serviço público delegado, correspondentes ao segundo mês subseqüente ao da eleição;

- participar de concorrência pública;

- obter empréstimos nas autarquias, sociedades de economia mista, caixas econômicas federais ou estaduais, nos institutos e caixas de previdência social, bem como em qualquer estabelecimento de crédito mantido pelo governo, ou de cuja administração este participe, e com essas entidades celebrar contratos;

- obter passaporte ou carteira de identidade;

- renovar matrícula em estabelecimento de ensino oficial ou fiscalizado pelo governo;

- praticar qualquer ato para o qual se exija quitação do serviço militar ou imposto de renda.

Veja o número de eleitores faltosos por estado e município.

Por Sylvia Weidemann

Assessoria de Imprensa do TRE-SC

 

Pesquise em nosso conteúdo:

Entre em contato

Redes Sociais

Rua Esteves Júnior 68, 88015-130, Centro, Florianópolis, SC Fone [48] 3251.3700