TRESC

Tribunal Regional Eleitoral de Santa Catarina
Início menu principal
  • T
  • FB
  • Y
  • Soundcloud
  • Instagram
Ir para caixa de pesquisa
 
Início conteúdo

Reunião apresenta biometria aos prefeitos da região de Urussanga

12.05.2017 às 18:39

Aconteceu nesta sexta-feira (12), na sede do cartório da 34ª Zona Eleitoral, uma reunião com os prefeitos e vice-prefeitos de Urussanga, Cocal do Sul e Morro da Fumaça, municípios circunscritos na ZE. A reunião foi conduzida pela juíza eleitoral da 34ª ZE, Bruna Canella Becker Búrigo, e contou também com a presença da promotora eleitoral, Diana da Costa Chierighini. O objetivo foi orientar os chefes do Poder Executivo dos três municípios em relação ao projeto biometria e solicitar o auxílio das prefeituras na divulgação. O cadastro biométrico foi iniciado na região no dia 19 de abril de forma ordinária, ou seja, não-obrigatória.

Na reunião foram esclarecidos os procedimentos de coleta e identificação, além dos conceitos sobre segurança que envolvem a biometria. O município de Urussanga já cedeu uma servidora para apoiar os trabalhos do cartório eleitoral. Cocal do Sul e Morro da Fumaça irão ceder um estagiário cada. Além do agendamento online pelo site do TRE-SC, as prefeituras disponibilizarão também o serviço de agendamento nas próprias sedes, que poderá ser feito pelo eleitor portando documento de identidade.

No fim do encontro, os prefeitos e vice-prefeitos realizaram o procedimento biométrico, atualizando seus cadastros na Justiça Eleitoral.

Biometria

A biometria é um método tecnológico que permite reconhecer, verificar e identificar uma pessoa por meio de suas impressões digitais, que são únicas. Na Justiça Eleitoral, o cadastro biométrico é utilizado para tornar as eleições ainda mais seguras e prevenir fraudes. Regulamentado pela Resolução TSE nº 23.440/2015, o procedimento está sendo realizado gradativamente pela Justiça Eleitoral em todo país.

Por Vinicius Claudio / Stefany Alves
Assessoria de Comunicação Social do TRE-SC