Inicial |  Cronologia |  Comemoração |  Galeria de Ex-Presidentes 

TRESC: 60 anos de zelo e isenção

Des. Gaspar Rubik - Presidente do TRE No momento histórico em que inúmeras instituições, nacionais e internacionais, rendem suas justas homenagens à Justiça Eleitoral brasileira, em comemoração aos 60 anos da sua instalação, cabe-me, na condição de Presidente desta respeitável Casa, que também aniversaria em 7 de junho, o honroso mister de dirigir breves palavras à sociedade catarinense, para externar os agradecimentos deste Tribunal.

Com efeito, a Justiça Eleitoral brasileira e catarinense não tem medido esforços para aperfeiçoar o processo eleitoral, seja na busca de um mecanismo que garanta segurança e confiabilidade na captação do voto como o é a urna eletrônica, a eliminar a possibilidade de fraude na votação, na apuração e na totalização; seja pelas suas decisões céleres e eficazes, sempre comprometidas com a juridicidade, a lisura, a isenção e a transparência.
(Leia na íntegra)

Des. GASPAR RUBIK, Presidente.



Corregedoria Regional Eleitoral

Des. Pedro Manoel Abreu - Vice-Presidente do TRE e Corregedor Regional Eleitoral A Corregedoria é parte fundamental para o bom desempenho do TRESC, não apenas para acompanhar o desenvolvimento regular do processo eleitoral, com lisura e observância à legislação, coibindo práticas abusivas, fiscalizando e acompanhando permanentemente a atuação das Zonas Eleitorais, mas, principalmente, para orientar as rotinas administrativas e toda a metodologia funcional. Nesse particular, é importantíssimo manter o cadastro de eleitores atualizado, dando atenção especial não só à revisão, mas às novas inscrições, para que todos os eleitores em potencial venham a exercitar plenamente o direito do voto.

O TRE catarinense é seguramente um dos mais destacados do Brasil, seja por sua tradição de seriedade, eficiência administrativa e presteza jurisdicional, seja por sua inegável vocação para o desenvolvimento de metodologias e novas tecnologias visando aprimorar o processo eleitoral.

Des. Pedro Manoel Abreu, Vice-Presidente e Corregedor Regional Eleitoral.




Procuradoria Regional Eleitoral

Dr. Carlos Antonio Fernandes de Oliveira, Procurador Regional Eleitoral Incumbe ao Ministério Público promover e fiscalizar o cumprimento da lei. A Procuradoria detecta as irregularidades durante o processo eleitoral e aciona a Justiça para fazê-las cessar e puni-las. O Tribunal Regional Eleitoral de Santa Catarina é um exemplo de seriedade. Atuando nesta Corte, sou testemunha de que o Tribunal tem garantido a lisura dos pleitos eleitorais no Estado. Aqui se faz um trabalho sério, isento, preocupado com a transparência das eleições para que o resultado das urnas seja o reflexo da vontade do eleitor.

Dr. Carlos Antonio Fernandes de Oliveira, Procurador Regional Eleitoral.

 

Em Destaque


NOTAS DA IMPRENSA

Notas divulgadas pelos jornais catarinenses sobre o evento de comemoração dos 60 anos da Justiça Eleitoral, realizado no dia 17 junho de 2005, no Centro Administrativo do Governo.

60 ANOS DA JUSTIÇA ELEITORAL

No dia 17 junho de 2005, às 19h, no auditório do Palácio do Governo (SC 401), ocorreu sessão solene do Tribunal em comemoração aos 60 anos da Justiça Eleitoral.

HOMENAGEADOS

Conheça os homenageados com a Medalha do Mérito Eleitoral e com o Certificado de Honra ao Mérito Eleitoral

GALERIAS DE FOTOS

Visite as galerias de imagens sobre os 60 anos da Justiça Eleitoral


Webmaster TRESC
Secretaria de Informática e Eleições
Coordenadoria do Gabinete da Presidência
Tribunal Regional Eleitoral de Santa Catarina
Site TRESCSite TRESC